terça-feira, 19 de junho de 2012

Economia do Ceará cresce 3,4% e supera média nacional




A economia do Ceará cresceu 3,4% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual período de 2011, e superou a média nacional, a qual registrou alta de 0,8% durante o mesmo período.
Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) no Ceará foram divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
As taxas do PIB dos últimos quatro trimestres mostram um crescimento de 3,7% para o Ceará e 1,9% para o Brasil. Com este resultado, Ipece mantém uma estimativa de crescimento do PIB de 5% para 2012.
De acordo com o diretor geral do Ipece, professor Flávio Ataliba o setor de serviços puxou o crescimento cearense nos três primeiros meses deste ano, com uma variação de 5,1%, se destacando o comércio, com 6,9%, e alojamento e alimentação, com 7,2%.
Vendas varejistas
O desempenho do comércio foi confirmado pelo volume das vendas varejistas, medido pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE). Segundo o Ipece, de janeiro a março de 2012, o índice simples ficou em 6,8%, mas quando as atividades de veículos, moto, partes e peças foram incluídas, a taxa baixa para 5,6%, contra o mesmo período de 2011.
Entre os segmentos do varejo que registraram as maiores altas, estão combustíveis e lubrificantes 15,9%; materiais de construção 14,4%; artigos farmacêuticos, médicos e outros 13,9% e móveis e eletrodomésticos, com 11,5%.
Todos esses serviços registraram altas nos três primeiros meses do ano, comparadas a igual período de 2011, e permitiram a manutenção de crescimento do volume de vendas cearenses.
Indústria
A indústria cearense registrou, nos três primeiros meses de 2012, queda no segmento de transformação com uma taxa negativa de 2,3%.
Segundo o Ipece, o número anulou praticamente, as taxas positivas da extrativa mineral, com 5,6%, e Construção Civil, com 4,4%, devido ao peso que exerce no índice geral da indústria, que é mais de 50%.
Apesar disso, a indústria no Ceará apresentou um crescimento de 1,6%.
Agropecurária 
Devido a estiagem, a agropecuária registrou queda de 9,8% no primeiro trimestre de 2012, em relação a igual período do ano anterior.
 
O setor está eDentre as três atividades que contribuem para a geração do PIB, a agropecuária  registrou queda de 9,8% no primeiro trimestre de 2012, em relação a igual período do ano anterior.
De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado em maio deste ano, alguns produtos da lavoura, que possuem safra relevante no 1º trimestre, apresentaram queda nas estimativas de produção anual e produtividade, como o feijão (-48,8%), do milho (-53,6%), e do arroz (-25,8%) responsáveis por cerca de 90% da produção agrícola.
Por outro lado, apresentaram estimativas de crescimento de produção: a castanha de caju, com 51,1%,(?) melão 41,9% e melancia, com 31,9%.
Dados
Conforme informou o Ipece, os dados são preliminares e podem passar por alterações quando publicados os números definitivos de 2012 pelo IBGE e os demais estados do Brasil, constam do documento PIB Trimestral do Ceará – janeiro/março de 2012 – Contas Regionais.
Foram estimados com base nos resultados de três setores: agropecuária; indústria e serviços. Além do Ceará, apenas outros cinco estados realizam a estimativa de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo.
Fonte: Diário do Nordeste (Clique Aqui!)
Grifo e (?) nosso,,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !