quarta-feira, 13 de junho de 2012

Comitê discutirá impactos da seca na cajucultura potiguar




Estiagem


Na abertura da Expofruit 2012, serão debatidos os problemas que afetam a produção de caju e apontadas alternativas para minimizar os impactos negativos na safra deste ano

Safra do caju está nos debates da Expofruit


Presente em diversos momentos das discussões que integram a programação da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (Expofruit), a estiagem também será tema de palestra no Encontro do Comitê Gestor da Cajucultura, que ocorrerá nesta quarta-feira (13), no Hotel VillaOeste. Serão debatidos os problemas que afetam o setor, e apontadas alternativas para minimizar os impactos negativos na safra deste ano. O evento, promovido pelo Sebrae-RN, será dividido em dois momentos, com planejamento interno das 8h às 12h, e realização de palestras das 14h às 17h.

A palestra, intitulada de “Clima no Semiárido – Alternativas e Convivências”, será ministrada pelo meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn, uma das entidades que integram o Comitê Gestor da Cajucultura do Rio Grande do Norte, juntamente com o Sebrae-RN, Fundação Banco do Brasil, Emater e Conab. Realizado a cada três meses, o Encontro do Comitê Gestor da Cajucultura contará com outras duas palestras. Um dos temas é “O empreendedorismo no Meio Rural”, e terá como palestrante o gerente do Escritório Regional do Vale do Assú, Fernando de Sá Leitão. Também será apresentado o caso de sucesso da Cooperativa Central Sabor Colonial, de Santa Catarina – SC.

Para o gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho, a necessidade de discutir a estiagem no setor ocorre devido aos impactos diretos que a cajucultura potiguar sofrerá em decorrência da falta de chuva. “Durante o Encontro estaremos mostrando o quanto o setor será afetado e iremos discutir r propor ações que poderão minimizar os efeitos negativos na produção de castanha no Estado”, enfatiza.

O encontro desta quarta-feira reunirá produtores, representantes de associações, cooperativas de todo o estado, além dos integrantes do Comitê Gestor de Cajucultura. Além do Encontro do Comitê Gestor de Cajucultura, o Sebrae-RN realiza na Expofruit uma vasta programação que inclui Rodadas de Negócio, oficinas, minicursos, workshops e eventos técnicos, como o Fórum Internacional da Fruticultura e a apresentação da Agenda de Desenvolvimento da Fruticultura Potiguar. A programação contemplará ainda momentos de discussões voltados para a agricultura familiar, com a participação de caravanas de produtores de diversos estados da Região Nordeste.
Fonte: Sebrae RN (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !