quarta-feira, 13 de junho de 2012

9º Caju Nordeste - Tema: ""Empreendedorismo na Cajucultura - tecnologias inovadoras, diversificação e expansão da cadeia produtiva""




Com o tema central "Empreendedorismo na Cajucultura - tecnologias inovadoras, diversificação e expansão da cadeia produtiva" será realizado na AABB de Picos, nos dias 28 de Junho a 1º de julho, o 9º Caju Nordeste.

O evento que é considerado a maior feira de agronegócio do gênero, tem como objetivo incentivar e capacitar os produtores rurais do caju, bem como incentivar a utilização de suas produções propiciando aumento de renda e geração de trabalho.

Durante o 9º Caju Nordeste os participantes contarão com diversas atrações. Na abertura será realizada a entrega do Troféu Caju de Ouro, oferecido anualmente às pessoas e instituições que se destacaram no desenvolvimento da cajucultura.

No evento, haverá, também um Seminário Técnico, no qual serão apresentadas tecnologias inovadoras para a cajucultura. Na oportunidade haverá painéis temáticos, palestras, mini-cursos, vitrines tecnológicas, oficinas técnicas, mesas redondas e visitas técnicas a unidades produtivas.

No total serão três painéis temáticos. O primeiro abordará as "Alternativas de mercado para comercialização dos produtos da cadeia produtiva do caju". O segundo painel será sobre o "Empreendedorismo na Cajucultura - casos de sucesso". E o terceiro painel haverá apresentação das "Normas e requisitos para produção, beneficiamento e comercialização dos derivados do caju".

As palestras durante o evento terão como tema a situação da cajucultura do pólo produtor de Picos, o trabalho social da Fundação Fazenda da Paz na recuperação de dependentes químicos com trabalho dentro da cajucultura, a cajucultura sustentável no Território do Guaribas, o uso do gel na produção de mudas do cajueiro, a economia solidária na cajucultura e apicultura como instrumento de geração de renda e trabalho, a segurança do trabalho, em relação ao uso de agrotóxicos e os equipamentos para automatizar o corte da castanha de caju.

Haverá ainda durante o 9º Caju Nordeste em Picos, o Festival Gastronômico com concurso de receitas preparadas com a fibra do pedúnculo do caju e das amêndoas da castanha de caju, além de uma Rodada de Negócios entre as cooperativas de cajucultores, apicultores e as prefeituras. Durante todas as noites haverá apresentações culturais e shows e ainda a escolha da garota Caju Nordeste.

A Prefeitura Municipal de Picos é uma das apoiadoras do evento. "É muito importante esse evento para o município de Picos, já que é uma oportunidade de negócios para os produtores de caju para toda região," disse Prefeito Gil Marques de Medeiros (Gil Paraibano).

Fonte: Prefeitura de Picos (Clique Aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós, participe !